Aula 4: Operações de Variáveis e Tipos de Classes
Página 1 de 1
Aula 4: Operações de Variáveis e Tipos de Classes
Aula 4: Operações de Variáveis e Tipos de Classes
Olá. Aqui estou eu com mais uma aula de RGSS2 muito importante, onde falaremos sobre operações de variáveis e tipos de classes. Demorou mais saiu.Vamos lá!
Operações com Variáveis
As vars são usadas para memorizar valores. Cada variável têm seu valor específico, sendo ele um número ou não. Sendo assim, você pode fazer operações com vars.
Símbolos de Operações:
Os símbolos de operações são os símbolos usados para fazer as operações (dããã xD)
+ Adição
- Subtração
* Multiplicação
/ Divisão
% Porcentagem
> Maior
< Menor
= Igual
== Comparação
Vou dar alguns exemplos de como fazer as operações:
Código: [Select]var1 = 5 + 3print var1
Resultado: será exibido o valor 8. As outras operações são feitas do mesmo jeito.
E o símbolo de comparação?
Esse símbolo, representado por dois sinais de igual, serve para ligar switchs e vars. Vejamos:
$game_switches[1] == true
$game_variables[3] == false
Nesse código, o RGSS2 liga a switch de id 1 e desliga a variável de id 3.
Não entendi!
Não se preocupe, você vai entender melhor quando colocarmos isso em prática. Apenas lembre que o código $game_switches[nº] == true ou false liga ou desliga switches e $game_variables[nº] == true ou false liga ou desliga variáveis.
Tipos de Classes:
Existem vários tipos de classes. Vejamos quais são:
Classes Game: As classes Game são responsáveis por memorizar os dados principais do jogo, como os personagens, eventos comuns, mapas e etc. Para nomear as classes Game, fazemos assim:
Código: [Select]class Game_Exemplo
Classes Sprite: As classes Sprite são responsáveis pelos gráficos animados do jogo, como o clima e os personagens se movendo. São nomeadas assim:
Código: [Select]class Sprite_Exemplo
Classes Window: As classes Window são responsáveis pelas janelas do jogo, como as janelas do menu ou as janelas de mensagens. As Windows são nomeadas assim:
Código: [Select]class Window_Exemplo
Classes Scene: São as classes principais do RGSS2, já que são elas que dão vida ao código. Têm a função de processar o funcionamento do mapa, menu, tela de título e etc. Mais para frente veremos melhor sobre Scenes. Elas são nomeadas assim:
Código: [Select]class Scene_Exemplo
Existem as classes pai (se você não leu a aula 2 não entenderá o que eu falar) das classes Sprite, Window e Scene, que são Scene_Base, Sprite_Base e Window_Base. Nas próximas aulas veremos isso melhor.
Por enquanto é só. Lembre-se bem de tudo o que foi falado aqui, pois logo logo usaremos tudo isso. Na próxima aula começaremos a falar sobre janelas e gráficos e o assunto será aprofundado nas classes Windows.
Tutorial por Silver Link
Olá. Aqui estou eu com mais uma aula de RGSS2 muito importante, onde falaremos sobre operações de variáveis e tipos de classes. Demorou mais saiu.Vamos lá!
Operações com Variáveis
As vars são usadas para memorizar valores. Cada variável têm seu valor específico, sendo ele um número ou não. Sendo assim, você pode fazer operações com vars.
Símbolos de Operações:
Os símbolos de operações são os símbolos usados para fazer as operações (dããã xD)
+ Adição
- Subtração
* Multiplicação
/ Divisão
% Porcentagem
> Maior
< Menor
= Igual
== Comparação
Vou dar alguns exemplos de como fazer as operações:
Código: [Select]var1 = 5 + 3print var1
Resultado: será exibido o valor 8. As outras operações são feitas do mesmo jeito.
E o símbolo de comparação?
Esse símbolo, representado por dois sinais de igual, serve para ligar switchs e vars. Vejamos:
$game_switches[1] == true
$game_variables[3] == false
Nesse código, o RGSS2 liga a switch de id 1 e desliga a variável de id 3.
Não entendi!
Não se preocupe, você vai entender melhor quando colocarmos isso em prática. Apenas lembre que o código $game_switches[nº] == true ou false liga ou desliga switches e $game_variables[nº] == true ou false liga ou desliga variáveis.
Tipos de Classes:
Existem vários tipos de classes. Vejamos quais são:
Classes Game: As classes Game são responsáveis por memorizar os dados principais do jogo, como os personagens, eventos comuns, mapas e etc. Para nomear as classes Game, fazemos assim:
Código: [Select]class Game_Exemplo
Classes Sprite: As classes Sprite são responsáveis pelos gráficos animados do jogo, como o clima e os personagens se movendo. São nomeadas assim:
Código: [Select]class Sprite_Exemplo
Classes Window: As classes Window são responsáveis pelas janelas do jogo, como as janelas do menu ou as janelas de mensagens. As Windows são nomeadas assim:
Código: [Select]class Window_Exemplo
Classes Scene: São as classes principais do RGSS2, já que são elas que dão vida ao código. Têm a função de processar o funcionamento do mapa, menu, tela de título e etc. Mais para frente veremos melhor sobre Scenes. Elas são nomeadas assim:
Código: [Select]class Scene_Exemplo
Existem as classes pai (se você não leu a aula 2 não entenderá o que eu falar) das classes Sprite, Window e Scene, que são Scene_Base, Sprite_Base e Window_Base. Nas próximas aulas veremos isso melhor.
Por enquanto é só. Lembre-se bem de tudo o que foi falado aqui, pois logo logo usaremos tudo isso. Na próxima aula começaremos a falar sobre janelas e gráficos e o assunto será aprofundado nas classes Windows.
Tutorial por Silver Link
Tópicos semelhantes
» [Tutorial]Aula 1: O Início
» [Tutorial]Aula 5: Operações Lógicas parte 2
» [Tutorial]Aula 3: Classes e Métodos
» [Tutorial]Aula 2: Módulos, Classes e Procedimentos
» [Tutorial]Aula 9: Introdução ao WSW
» [Tutorial]Aula 5: Operações Lógicas parte 2
» [Tutorial]Aula 3: Classes e Métodos
» [Tutorial]Aula 2: Módulos, Classes e Procedimentos
» [Tutorial]Aula 9: Introdução ao WSW
Página 1 de 1
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos
|
|