BR RPG Maker
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

[Tutorial]Aula 1: O Início

Ir para baixo

[Tutorial]Aula 1: O Início Empty [Tutorial]Aula 1: O Início

Mensagem  batataroxa Qui Jan 08, 2009 8:14 pm

Aula 1: O Início

Olá pessoal. Pra quem não me conhece, eu sou Silver Link (ou Gold Link dependendo do fórum) e dava aulas de RGSS2 no fórum antigo. Mas por um acidente, eu perdi as aulas de RGSS2 quando eu fui formatar o HD do meu PC e as que estavam no fórum antigo haviam sumido
Bem, já que não tem como recuperar as aulas antigas, começarei aulas novas
Primeiramente gostaria de agradecer a makers como João Neto, RTH, Moghunter e outros makers, pois foi lendo seus tutoriais e fuçando em seus scripts que eu aprendi RGSS1 e passei para o RGSS2.
Agora vamos parar com o papo e começar!

Introdução: O Que é o RGSS?

“RGSS(Ruby Game Scripting System) usa a Linguagem de Script Ruby Orientada a objetos para desenvolver jogos 2D para a Plataforma Windows®️ .RGSS leva você a construir inteiramente sistemas de jogos com originalidade mais facilmente que outras linguagens como C. Ruby é uma linguagem simples e de fácil aprendizado para os iniciantes, sendo esta uma poderosa e sofisticada ferramenta.”
Texto retirado do Help original em inglês do RPG Maker XP.

Vamos explicar melhor.
O que vem a ser uma linguagem orientada a objetos?
É uma linguagem em que tudo o que já existe pode ser modificado, reutilizado ou recriado.

Exemplo:

Você tem um objeto chamado “CD”. E além desse objeto você tem outro chamado “Arquivo”. Para utilizá-los você deve declarar estes objetos.

Código: [Select]CD.newArquivo.newCD.nome = “CD de Arquivos”Arquivo.gravar = CD.gravar_arquivos
Declarar um objeto? O que é isso?
Todo objeto deve ser declarado em RGSS2, para que o programa o reconheça e possa utilizá-lo. Para isso são usadas as principais ferramentas do RGSS2: as Variáveis.

As variáveis são como os objetos CDs e Arquivos, podem ser usadas para diversas funções. Todo objeto deve ser declarado em uma variável. Por exemplo:

Código: [Select] $data_actors = load_data("Data/Actors.rvdata") $data_classes = load_data("Data/Classes.rvdata") $data_skills = load_data("Data/Skills.rvdata") $data_items = load_data("Data/Items.rvdata") $data_weapons = load_data("Data/Weapons.rvdata") $data_armors = load_data("Data/Armors.rvdata") $data_enemies = load_data("Data/Enemies.rvdata") $data_troops = load_data("Data/Troops.rvdata") $data_states = load_data("Data/States.rvdata") $data_animations = load_data("Data/Animations.rvdata") $data_common_events = load_data("Data/CommonEvents.rvdata") $data_system = load_data("Data/System.rvdata") $data_areas = load_data("Data/Areas.rvdata")
Nesse exemplo, temos as variáveis globais $data, cada qual comportando os dados de cada elemento do jogo (Personagens, áreas, eventos comuns, itens e etc.). Se você é um scripter novato deve estar meio confuso, por isso vou mostra um exemplo agora que, além de utilizar uma variável (chamarei-as de vars, para ficar mais fácil), utilizará um comando do RGSS2. O RGSS2 é cheio de comandos que serão usados para construir scripts. Vamos ao exemplo!

Abra seu editor de scripts (F11) e insira um novo script acima do script Main (Botão direito do mouse > Inserir ou pressione “Insert”).

Do lado direito da lista de scripts, vai abrir um bloco em branco, onde você digitará o código. Escreva assim:

Código: [Select]nome = "Zé"print nome.to_sexit
Rode o jogo. Legal, não?

Para fazer isso, você declarou a variável “nome”, cujo conteúdo é a palavra Zé. Depois, usou o comando print para exibir a palavra Zé, que estava na variável nome. Depois usou o comando exit para fechar o jogo.

Você deve ter entendido mais ou menos, mas se não entendeu não se preocupe, pois logo tudo ficará claro para você.

Agora veremos os tipos de variáveis.

Tipos de variáveis? Têm mais deu um?
Tem sim. No RGSS2 as variáveis têm vários tipos. São eles:

String - Comporta letras e números.
Integer - Comporta números.
Boolean - Comporta 0 e 1, true e false, sim e não.
Array - Comporta várias variáveis.
Constante - Comporta tudo, porém seu valor é fixo.

Além disso, elas também possuem grau.

Grau de variáveis? O que é isso?
O grau de uma variável não é a temperatura dela e nem uma medida usando transferidor xD

O grau de uma variável é o seu tipo de variável. Vejamos:

var = var local
@var = var pública
$var = var global
VAR = Constante

Vars locais são variáveis usadas para resolver problemas rápidos, ali mesmo onde foi declarada.
Vars públicas podem ser usadas em toda a classe em que foi declarada.
Vars globais podem ser usadas em todo o jogo, mas deve-se evitar usa-las demais, pois modificado em uma classe, é modificada em todo o jogo.
Vars constantes são usadas para declarar valores fixos, ou seja, não mudam nunca.

Agora explique uma coisa: que negócio é esse de classe?

Isso você ficará sabendo na segunda aulas, onde eu explicarei o que são classes e procedimentos, os códigos do RGSS2 e outras funções.

Por enquanto é só, qualquer dúvida mandem PMs ou postem aqui.

Fui!
Tutorial por Silver Link

batataroxa
Admin

Mensagens : 37
Data de inscrição : 07/01/2009

https://brrpgmaker.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos