BR RPG Maker
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

[Tutorial]Aula 3: Classes e Métodos

Ir para baixo

[Tutorial]Aula 3: Classes e Métodos Empty [Tutorial]Aula 3: Classes e Métodos

Mensagem  batataroxa Qui Jan 08, 2009 7:43 pm

AULA 3: CLASSES E METODOS

Conceito imagine você que você esteja fazendo um programa, imagine a dificuldade que seria programar vários objetos distintos com as mesmas características! Para facilitar a vida dos programadores existe a possibilidade de criar sistemas com características "pré-fabricadas", esses sistemas são as classes, elas são a chave de toda a programação orientada a objetos!



Nosso 1º Script
Para criar-mos nosso 1º script, iremos utilizar a idéia de classe, vá até seu banco de scripts (crie um novo projeto) e adicione uma nova seção acima do main, vamos agora instanciar nossa classe!
Código: [Select]class CalcPara criar uma classe usamos a palavra reservada class e logo após colocamos o nome para ela, como faremos uma calculadora, utilizaremos como nome Calc!

Método os métodos são conjuntos ou blocos de comandos, são utilizados para organizar e otimizar o script! Para criar um método utilizamos o termo def seguido do nome do próprio, exemplo:
Código: [Select]def somaTemos agora nosso método de soma, precisamos agora especificar o que ele fará!

Comando é um ou um conjunto de ações específicas, como operações matemáticas ou lógicas, loops, criação de objetos e etc...

Os comandos que utilizaremos serão bem simples: operações matemáticas e o comando print!

Para ajudar para auxiliar na produção de nosso script utilizaremos as variáveis do jogo, para acessar uma variável utilizamos:
Código: [Select]$game_variables[id]Onde id é o id da variável na database!

Definindo nosso método
Até agora temos:
Código: [Select]class Calc def somaVamos utilizar a variável 3 para ser o resultado e a 1 e 2 para ser as que serão operadas, assim temos:
Código: [Select] $game_variables[3] = $game_variables[1] + $game_variables[2] p $game_variables[3].to_sObs.: não esqueça de colocar o comando print ou você nao saberá o resultado!

Para finalizar nosso script colocamos um end no fim do método e outro no fim da classe



O comando end
Pense, se eu colocasse
def soma
def subtração
...
O programa não conseguirir ler onde termina um método e começa outro, por isso utilizamos o comando end no fim de cada método, para as classes é o mesmo, sempre que terminamos uma classe, colocamos um end para que o interpretador saiba que a classe terminou ali!



Nosso script ficou então:
Código: [Select]class Calc def soma $game_variables[3] = $game_variables[1] + $game_variables[2] p $game_variables[3].to_s endendPara testar:
Crie um evento em seu mapa, nele vá em chamar script. Assim como criamos objetos numéricos como a = 3, a vale 3, temos que criar objetos para as classes, então vou dizer que:
calculadora = Calc.new
Assim calculadora será um objeto do tipo Calc. O .new significa que estou criando um novo objeto Calc! Para executar os métodos basta chamá-los dentro do objeto que criamos.
calculadora.soma
Sempre utiliza-se classe.método, com isso temos no nosso chamar script:
Código: [Select]calculadora = Calc.newcalculadora.somaExecute o jogo e fale com o NPC para ver o resultado. Mude o valor das variáveis 1 e 2 para testar!



Sua missão:
Crie os métodos subtração, multiplicação e divisão, coloque tudo em uma demo e poste, mande o script para que eu corrija!



Tags de busca

RGSS
RGSS2
Calculadora
Comando end

Tutorial por Anderson Porto

batataroxa
Admin

Mensagens : 37
Data de inscrição : 07/01/2009

https://brrpgmaker.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos