BR RPG Maker
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

[Tutorial]Aula 8: Acesso a Atributos

Ir para baixo

[Tutorial]Aula 8: Acesso a Atributos Empty [Tutorial]Aula 8: Acesso a Atributos

Mensagem  batataroxa Qui Jan 08, 2009 8:10 pm

Aula 8: Acesso a Atributos
Prefácio
Esta aula será bem rápida, tenho como objetivo "tapar" um buraco no conteúdo para quem esta acompanhando minhas aulas! Hoje iremos aprender sobre a acessibilidade das variáveis!

Ao olhar nos scripts do seu banco de scripts, nota-se que vários dos objetos iniciam com um @ ou um $, hoje veremos as diferenças.



Variáveis Locais
Toda variável local é aquela que não possuem nem $ nem @, elas são variáveis que só "existem" dentro do método em que são instanciadas.
Exemplo:
Código: [Select]def soma a = b + c p a.to_sendAqui a, b e c são variáveis locais, posso assim usar as mesmas varáriáveis (mesmos nomes) em vários métodos pois não vai fazer diferença! Veja que até agora nós usamos apenas variáveis locais!

Variáveis de Instância - Atributos
As variáveis de instância são aquelas que toda a classe pode utilizar, por exemplo, dentro de Scene_Menu, a janela @status_window é utilizada em vários métodos. Seria impossível executar métodos da @status_window em métodos dentro da scene caso não tivesse um @ no nome, vou exemplificar com valores numéricos:
Código: [Select]def soma(m, n) @a = m @a += n p @a.to_send#def subtracao(m, n) @a = 0 if @a.nil? @a += m @a -= n p @a.to_sendO que vai ocorrer, no 1º método, o cálculo será sempre o mesmo (correto), mas no segundo método vai dar erro caso o 1º método já tenha sido executado, exemplo:
a = MinhaClasse.new #nome fictício para a classe em questão
a.soma(2,3)
>dentro do método
>> @a = m #m é 2 assim @a = 2
>> @a += n # n é 3, @a é 2, 3 + 2 = 5
>> Mostra na tela 5
a.subtração(6,2)
>dentro do método
>> pergunta @a é nil? # não intão passa para a próxima linha
>> @a += m # @a ja vale 5 pois o método soma foi executado antes, assim 5 + 6 = 11
>> @a -= n # 6 - 2 = 4

É óbvio que o exemplo que citei é um tanto pobre, mas você consegue ter uma idéia do que pode acontecer.

Variáveis Globais
São as variáveis(objetos) que podem ser acessadas em qualquer parte do programa, vou citar os classicos que nós já utilizamos:
$game_variables
$game_switches
...
Todos os objetos com um $ no início do nome são globais, isso significa que não importa a classe ou módulo que eu esteja, eu posso acessá-lo!

Variáveis de Classe
Variável de classe começam com @@, e existem apenas uma delas para cada classe. Como não se usam muitas variáveis de classe (@@), ninguém nunca vai ter problemas com isso. (Fonte KJr)



Acessando atributos
São 3 possíveis: attr_acessor, attr_reader e attr_writer
Por exemplo: eu tenho a classe Game_Actor e dentro dela tenho uma variável chamada @str (força) quero fazer com que essa variável possa ser acessada por outras classes uso, assim:
attr_acessor :str
Qual a diferença de usar um attr_acessor ou uma variável com $.
Ao usar o attr posso usar $game_actors[id].str (onde $game_actors[id] é o nome do objeto), assim a cada id, tenho um endereço na array diferente e assim um str diferente, mas se eu usasse $str, eu não poderia usar $game_actors[id], usaria apenas $str e ele seria igual para todos os personagens!!!

Diferenças entre acessor reader e writer:
reader: permite apenas a leitura do atributo, posso por exemplo usar um print nesse atributo, mas não posso mudar o valor dele.
writer: permite alterar, mas não permite ler, não é muito utilizado
acessor: é o reader + o writer XD

Relembrando o uso:
Em geral usamos após o nome da classe:
class AlgumaCoisa
#Usamos attr_nome (um dos 3 possíveis) :nomedoatributo
attr_acessor :var1
attr_reader :var2
attr_writer :var3

Dica
Você pode usar os attr_ em uma linha só, para exemplificar isso e mostrar como os attr_ são úteis, vejam o exemplo

Esta é a classe Pessoa
Código: [Select]class Pessoa def nome @nome end def nome=(valor) @nome = valor end def nascimento @nascimento end def nascimento=(valor) @nascimento = valor end def cpf @cpf end def cpf=(valor) @cpf = valor endend
Usando attr, a mesma classe pessoa fica assim:
Código: [Select]class Pessoa attr :nome, :nascimento, :cpfendNotem que é possível usar um attr para 3 instâncias, apenas separando com ,



Tags de busca

RGSS
RGSS2
Atributos
Acessos
attr

Tutorial por Anderson Porto

batataroxa
Admin

Mensagens : 37
Data de inscrição : 07/01/2009

https://brrpgmaker.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos