[1ª aula de Teoria Musical] Sons e suas propriedades; Claves e Notas
Página 1 de 1
[1ª aula de Teoria Musical] Sons e suas propriedades; Claves e Notas
E aí gente ^^
Sou novo no fórum, na verdade eu era do antigo fórum, e voltei após um tempo.
Bem, estou aqui pra ensinar um pouquinho de Teoria Musical =)
Alguns se perguntam...
Pra que ensinar teoria musical no fórum?
Pois é, existem vários sites na internet onde se ensina isso... Então pra que eu escrever tanta coisa que já existem em vários sites? Bom, eu andei pensando sobre isso, e acho que postar aqui é uma forma de estimular as pessoas a estudarem música, como também é uma oportunidade de tirarem suas dúvidas, o que muitos sites não tem.
Caso alguém tenha uma dúvida ou sugestão, é só falar
Bem, o que são as propriedades do som?
São as suas características, ou seja, todo som que existe tem essas propriedades(*).
Uma delas é a altura, ou seja, a propriedade que define se o som é grave ou agudo.
A outra é a duração, ou seja, o tempo que dura o som.
Também há a intensidade, que define se o som é fraco ou forte.
E por último o timbre, pelo qual identificamos se o som provém de um ser humano, ou de um piano, etc.
(*) Alguns instrumentos de percussão não têm altura, eles possuem sons teoricamente indefinidos.
Se você não entendeu, ouça esse som:
Som 1
Nele, podemos identificar essas propriedades:
O som é longo (duração), mas ele também não é tão grave nem agudo, ele é médio (altura), não tem uma intensidade tão forte, mas também não é fraca, é uma intensidade média (intensidade) e vem de um violino (embora não pareça muito, pois trata-se de um midi; timbre)
Outro exemplo: Som 2
Esse som já é mais curto que o anterior (duração), mas no resto demonstra ser muito parecido com o outro (intensidade média e altura média), mas possui um timbre de sax.
Ouça mais um exemplo: Som 3
Esse som, por sua vez, foi um pouco mais curto que o primeiro, mas tem uma duração razoavelmente longa (duração). A intensidade permanece a mesma(intensidade), porém, agora o som é muito mais agudo que os anteriores(altura) e vem de um instrumento que lembra uma flauta (timbre).
Enfim, essas são as propriedades do som. Como já foi destacado, nem todo instrumento as possui, como alguns de percussão (existem outros de percussão que possuem altura, como o xilofone).
Assim que compreendemos essas propriedades, a teoria da música estuda as formas de escrevê-las no papel (basicamente) e é isso o que vamos estudar. A começar pelos sons no papel.
Quando o som é escrito no papel, recebe o nome de nota.
As notas musicais(**) são 7: Dó Ré Mi Fá Sol Lá Si (elas possuem essa sequência, ou seja, Fá sempre vem após o Mi, e antes do Dó vem o Si, pois essas notas se repetem, como após o Si vem Dó)
Elas não são únicas, ou seja, elas podem podem se repetir, como veremos depois.
(**) As notas que estudamos são as da escala ocidental (que são as que são ensinadas nas escolas de música do Brasil)
Para escrevermos as notas da música, precisamos do pentagrama(***), um conjunto de 5 linhas e 4 espaços:
(Clique aqui caso não consiga ver a imagem)
Ele também é chamado de pauta.
As linhas e espaços são contados de baixo pra cima, ou seja, a 1ª linha é a que está mais abaixo, enquanto a 5ª é a que está mais no alto, o 1º espaço é o que está entre a 1ª e 2ª linha, etc.
(***) Penta = Cinco
Quando vamos representar uma nota no pentagrama, devemos, preenchê-la num espaço ou linha, como na imagem a seguir:
(Clique aqui caso não consiga visualizar a imagem)
Mas colocá-la no pentagrama dessa maneira não é representar um som. Não há como saber se aquelas notas são Dó ou um Ré, etc. Isso porque existem as claves para determinar os sons na pauta.
As claves são símbolos colocados à esquerda da pauta que dão nome às notas. Existem 3 tipos de clave:
(Clique aqui caso não consiga visualizar a imagem)
Mas como esses símbolos vão determinar as notas que são escritas nas linhas e nos espaços do pentagrama?
Bem, como você viu, a imagem nos diz que a clave de sol é escrita na 2ª linha. (****) Então, por esse motivo, o Sol está na segunda linha. Assim, podemos achar as outras notas na pauta a partir do sol, pois quanto mais alta(quando a linha for mais no alto) estiver a nota no pentagrama, mais aguda ela é, e quanto mais baixa ela é mais grave.
Olhando a pauta:
(Clique aqui caso não tenha visualizado a imagem)
Em outras palavras, a nota da 1ª linha é mais grave do que a da 5ª, por exemplo, esta última, por sua vez, é mais aguda do que a do 3º espaço, por exemplo. Sabendo disso, e que o Sol está na 2ª linha, a nota que está acima da 2ª linha é a do... 2º espaço, claro! Basta olhar na pauta. E a nota que vem depois do Sol é... o Lá! Então concluímos que a nota do 2º espaço é o Lá.
Usando o mesmo processo, podemos achar a nota anterior ao Sol, o Fá, que está no 1º espaço (que vem antes da 2ª linha), e achar, assim, todas as outras.
(Clique aqui caso não consiga visualizar a imagem)
O mesmo se aplica às outras claves: na clave de Fá, escrita na 4ª linha, o Fá está na 4ª linha, e na clave de Dó o mesmo (o Dó está na 3ª linha na clave de Dó escrita na 3ª linha) (*****)
(****) A clave é escrita na 2ª linha pois ela começa a ser escrita nessa linha, veja que ela tem uma "pontinha", pois foi ali onde o seu desenho se iniciou. O mesmo vale para a clave de Fá na 4ª linha, ela começou a ser escrita nesta linha.
(*****) Existem outras claves de Dó, as que são escritas na 1ª, 2ª e 4 linha. Mas elas não são muito usadas, como também é o caso da clave da 3ª linha. Existia também a clave de sol na 1ª linha e a de Fá na 3ª, mas não é importante para nós sabermos isso.
Resumo: As claves dão nome às notas de acordo com a linha onde são escritas, pois nessa linha será determinada a nota da clave (Clave de Sol na 2ª linha, o Sol está na 2ª linha). Quando as notas estão em posições mais altas na pauta, elas são mais agudas, em posições mais baixas, são mais graves.
Pois é, uma boa aula requer um bom dever de casa xD
Se você quer seguir as minhas aulas, o recomendável é fazer os exercícios, pois assim você estará aprendendo mais com o que não há nas aulas, com o que não se aprende lendo.
Como hoje falamos das propriedades do som e das claves e notas, vamos fazer exercícios deles.
1º Exercício: Identificar, como eu mostrei nos exemplos, as propriedades de cada som a seguir e especificá-las, como já mostrei. Só há um detalhe: a intensidade de todos os sons é a mesma, é uma intensidade média, mas por que eu não coloquei uma intensidade fraca ou forte? Porque mesmo estando alta, às vezes a sua caixa de som está num volume baixo, enfim, não dá pra testarmos a intensidade, mas acho que o conceito ficou claro e perceptível a vocês. ^^
Exercício Som 1
Exercício Som 2
Exercício Som 3
Exercício Som 4
Exercício Som 5
2º Exercício: Usando um editor de imagens, como Paint ou Photoshop, veja a imagem do link que vem a seguir e dê nome às notas. Caso você não saiba mexer bem nesses editores de imagem, escreva num texto mesmo as notas, na ordem (da esquerda pra direita, de cima pra baixo).
Como é possível notar olhando a imagem, a Clave de Sol está na 2ª linha, então a partir dela deduza as outras notas. Mas não olhe a imagem que já mostrei com o nome de todas as notas, pois aí você não estará exercitando! Não, ir contando com o dedo, “linha, espaço, linha, espaço”, enfim, para você ver qual a nota está em determinada linha ou espaço.
E não se esqueça: as linhas e espaços são contados de baixo pra cima!
Enfim, a imagem para dar nome às notas é essa:
https://2img.net/r/ihimizer/img150/8919/exercciopautavp8.jpg
Peço aos que fizerem a lição de casa para me enviarem por mensagem pessoal, destacarei os erros nela mesmo, embora as dúvidas vocês possam tirar no tópico mesmo.
Sugestões, críticas, enfim, serão bem-vindos, e quaisquer erros por favor me avisem ^^
Pretendo trazer a próxima aula no Sábado.
Assunto da Próxima Aula: Um pouco da Clave de Fá, Linhas Suplementares, Oitava e Altura das Notas
Até Mais!
Feliz Natal!
Sou novo no fórum, na verdade eu era do antigo fórum, e voltei após um tempo.
Bem, estou aqui pra ensinar um pouquinho de Teoria Musical =)
Alguns se perguntam...
Pra que ensinar teoria musical no fórum?
Pois é, existem vários sites na internet onde se ensina isso... Então pra que eu escrever tanta coisa que já existem em vários sites? Bom, eu andei pensando sobre isso, e acho que postar aqui é uma forma de estimular as pessoas a estudarem música, como também é uma oportunidade de tirarem suas dúvidas, o que muitos sites não tem.
Caso alguém tenha uma dúvida ou sugestão, é só falar
Introdução - Propriedades do Som
Bem, o que são as propriedades do som?
São as suas características, ou seja, todo som que existe tem essas propriedades(*).
Uma delas é a altura, ou seja, a propriedade que define se o som é grave ou agudo.
A outra é a duração, ou seja, o tempo que dura o som.
Também há a intensidade, que define se o som é fraco ou forte.
E por último o timbre, pelo qual identificamos se o som provém de um ser humano, ou de um piano, etc.
(*) Alguns instrumentos de percussão não têm altura, eles possuem sons teoricamente indefinidos.
Se você não entendeu, ouça esse som:
Som 1
Nele, podemos identificar essas propriedades:
O som é longo (duração), mas ele também não é tão grave nem agudo, ele é médio (altura), não tem uma intensidade tão forte, mas também não é fraca, é uma intensidade média (intensidade) e vem de um violino (embora não pareça muito, pois trata-se de um midi; timbre)
Outro exemplo: Som 2
Esse som já é mais curto que o anterior (duração), mas no resto demonstra ser muito parecido com o outro (intensidade média e altura média), mas possui um timbre de sax.
Ouça mais um exemplo: Som 3
Esse som, por sua vez, foi um pouco mais curto que o primeiro, mas tem uma duração razoavelmente longa (duração). A intensidade permanece a mesma(intensidade), porém, agora o som é muito mais agudo que os anteriores(altura) e vem de um instrumento que lembra uma flauta (timbre).
Enfim, essas são as propriedades do som. Como já foi destacado, nem todo instrumento as possui, como alguns de percussão (existem outros de percussão que possuem altura, como o xilofone).
Assim que compreendemos essas propriedades, a teoria da música estuda as formas de escrevê-las no papel (basicamente) e é isso o que vamos estudar. A começar pelos sons no papel.
Quando o som é escrito no papel, recebe o nome de nota.
Notas, Pentagrama e Claves
As notas musicais(**) são 7: Dó Ré Mi Fá Sol Lá Si (elas possuem essa sequência, ou seja, Fá sempre vem após o Mi, e antes do Dó vem o Si, pois essas notas se repetem, como após o Si vem Dó)
Elas não são únicas, ou seja, elas podem podem se repetir, como veremos depois.
(**) As notas que estudamos são as da escala ocidental (que são as que são ensinadas nas escolas de música do Brasil)
Para escrevermos as notas da música, precisamos do pentagrama(***), um conjunto de 5 linhas e 4 espaços:
(Clique aqui caso não consiga ver a imagem)
Ele também é chamado de pauta.
As linhas e espaços são contados de baixo pra cima, ou seja, a 1ª linha é a que está mais abaixo, enquanto a 5ª é a que está mais no alto, o 1º espaço é o que está entre a 1ª e 2ª linha, etc.
(***) Penta = Cinco
Quando vamos representar uma nota no pentagrama, devemos, preenchê-la num espaço ou linha, como na imagem a seguir:
(Clique aqui caso não consiga visualizar a imagem)
Mas colocá-la no pentagrama dessa maneira não é representar um som. Não há como saber se aquelas notas são Dó ou um Ré, etc. Isso porque existem as claves para determinar os sons na pauta.
As claves são símbolos colocados à esquerda da pauta que dão nome às notas. Existem 3 tipos de clave:
(Clique aqui caso não consiga visualizar a imagem)
Mas como esses símbolos vão determinar as notas que são escritas nas linhas e nos espaços do pentagrama?
Bem, como você viu, a imagem nos diz que a clave de sol é escrita na 2ª linha. (****) Então, por esse motivo, o Sol está na segunda linha. Assim, podemos achar as outras notas na pauta a partir do sol, pois quanto mais alta(quando a linha for mais no alto) estiver a nota no pentagrama, mais aguda ela é, e quanto mais baixa ela é mais grave.
Olhando a pauta:
(Clique aqui caso não tenha visualizado a imagem)
Em outras palavras, a nota da 1ª linha é mais grave do que a da 5ª, por exemplo, esta última, por sua vez, é mais aguda do que a do 3º espaço, por exemplo. Sabendo disso, e que o Sol está na 2ª linha, a nota que está acima da 2ª linha é a do... 2º espaço, claro! Basta olhar na pauta. E a nota que vem depois do Sol é... o Lá! Então concluímos que a nota do 2º espaço é o Lá.
Usando o mesmo processo, podemos achar a nota anterior ao Sol, o Fá, que está no 1º espaço (que vem antes da 2ª linha), e achar, assim, todas as outras.
(Clique aqui caso não consiga visualizar a imagem)
O mesmo se aplica às outras claves: na clave de Fá, escrita na 4ª linha, o Fá está na 4ª linha, e na clave de Dó o mesmo (o Dó está na 3ª linha na clave de Dó escrita na 3ª linha) (*****)
(****) A clave é escrita na 2ª linha pois ela começa a ser escrita nessa linha, veja que ela tem uma "pontinha", pois foi ali onde o seu desenho se iniciou. O mesmo vale para a clave de Fá na 4ª linha, ela começou a ser escrita nesta linha.
(*****) Existem outras claves de Dó, as que são escritas na 1ª, 2ª e 4 linha. Mas elas não são muito usadas, como também é o caso da clave da 3ª linha. Existia também a clave de sol na 1ª linha e a de Fá na 3ª, mas não é importante para nós sabermos isso.
Resumo: As claves dão nome às notas de acordo com a linha onde são escritas, pois nessa linha será determinada a nota da clave (Clave de Sol na 2ª linha, o Sol está na 2ª linha). Quando as notas estão em posições mais altas na pauta, elas são mais agudas, em posições mais baixas, são mais graves.
Lição de Casa
Pois é, uma boa aula requer um bom dever de casa xD
Se você quer seguir as minhas aulas, o recomendável é fazer os exercícios, pois assim você estará aprendendo mais com o que não há nas aulas, com o que não se aprende lendo.
Como hoje falamos das propriedades do som e das claves e notas, vamos fazer exercícios deles.
1º Exercício: Identificar, como eu mostrei nos exemplos, as propriedades de cada som a seguir e especificá-las, como já mostrei. Só há um detalhe: a intensidade de todos os sons é a mesma, é uma intensidade média, mas por que eu não coloquei uma intensidade fraca ou forte? Porque mesmo estando alta, às vezes a sua caixa de som está num volume baixo, enfim, não dá pra testarmos a intensidade, mas acho que o conceito ficou claro e perceptível a vocês. ^^
Exercício Som 1
Exercício Som 2
Exercício Som 3
Exercício Som 4
Exercício Som 5
2º Exercício: Usando um editor de imagens, como Paint ou Photoshop, veja a imagem do link que vem a seguir e dê nome às notas. Caso você não saiba mexer bem nesses editores de imagem, escreva num texto mesmo as notas, na ordem (da esquerda pra direita, de cima pra baixo).
Como é possível notar olhando a imagem, a Clave de Sol está na 2ª linha, então a partir dela deduza as outras notas. Mas não olhe a imagem que já mostrei com o nome de todas as notas, pois aí você não estará exercitando! Não, ir contando com o dedo, “linha, espaço, linha, espaço”, enfim, para você ver qual a nota está em determinada linha ou espaço.
E não se esqueça: as linhas e espaços são contados de baixo pra cima!
Enfim, a imagem para dar nome às notas é essa:
https://2img.net/r/ihimizer/img150/8919/exercciopautavp8.jpg
Peço aos que fizerem a lição de casa para me enviarem por mensagem pessoal, destacarei os erros nela mesmo, embora as dúvidas vocês possam tirar no tópico mesmo.
Sugestões, críticas, enfim, serão bem-vindos, e quaisquer erros por favor me avisem ^^
Pretendo trazer a próxima aula no Sábado.
Assunto da Próxima Aula: Um pouco da Clave de Fá, Linhas Suplementares, Oitava e Altura das Notas
Até Mais!
Feliz Natal!
Peço que não postem em outro fórum ou site sem pedir a minha permissão, obrigado ^^
Aula desenvolvida por: Heckt 2
Imagens obtidas pelo programa Encore
Imagens obtidas pelo programa Encore
Heckt- Mensagens : 2
Data de inscrição : 11/01/2009
Tópicos semelhantes
» [2ª aula de TM] Claves (Continuação), Linhas e Espaços Suplementares e Altura
» [Tutorial]Aula 9: Introdução ao WSW
» [Tutorial]Aula 1: O Início
» [Tutorial]Aula 1: Conceitos básicos
» [Tutorial]Aula 2: Opersações matematicas
» [Tutorial]Aula 9: Introdução ao WSW
» [Tutorial]Aula 1: O Início
» [Tutorial]Aula 1: Conceitos básicos
» [Tutorial]Aula 2: Opersações matematicas
Página 1 de 1
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos
|
|